Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
EM+Plus  (06-11-2020)
TV Online  (06-11-2020)
Vídeos  (03-05-2020)
Jogos Históricos  (03-05-2020)
TV Espote Mundial  (03-05-2020)
Contactos  (03-05-2020)
Início  (03-05-2020)
Downloads  (03-05-2020)
Votação
Qual seleção ganhará a Copa do Mundo?
Alemanha
Argetina
Bélgica
Brasil
Espanha
França
Inglaterra
Outra
Ver Resultados

Rating: 3.7/5 (7079 votos)

ONLINE
2





Partilhe esta Página


Comitê pede final da Copa no dia 23 de dezembro
Comitê pede final da Copa no dia 23 de dezembro

FONTE: GloboEsporte.com - 18/03/2015

Comitê pede final da Copa no dia 23 de dezembro; Fifa e Uefa querem 18

Em reunião na Fifa, grupo que organiza Mundial de 2022, no Catar, sugere decisão às vésperas do Natal, mas Blatter e Platini são contra. Decisão sairá até sexta-feira

Os comitês organizadores das Copas do Mundo de 2018, na Rússia, e 2022, no Catar, se reuniram na manhã desta quarta-feira em Zurique, sede da Fifa. Recheado de polêmica desde que foi definido, o Mundial no país do Oriente Médio será mesmo disputado no fim do ano em razão do forte calor, que pode atingir 50 graus entre junho e julho. Até sexta-feira, os cartolas vão definir e anunciar o calendário. 

O comitê organizador local sugeriu que a final seja no dia 23 de dezembro, mas alguns dos principais dirigentes são contra. Joseph Blatter e Michel Platini, presidentes da Fifa e da Uefa, respectivamente, querem a decisão no domingo anterior, dia 18 de dezembro, e devem ganhar essa queda de braço.

Michel Platini presidente da Uefa (Foto: Alexandre Lozetti)

– O comitê pediu a final no dia 23 de dezembro, mas o presidente Blatter não quer e eu estou totalmente de acordo com ele. A final poderia ser no dia 18, um domingo. Eu não quero e acredito que ninguém queira voltar para casa na noite de Natal. Agora temos que ver é quando a Copa do Mundo vai começar – disse Platini no fim da reunião.

O francês afirmou que sua posição é totalmente coerente com o que defendeu há quatro anos, quando votou no Catar para sediar a competição. Desde o início, Platini pediu a realização da Copa no inverno do país. Sua proposta era janeiro de 2022, mas isso provocaria um conflito de datas com as Olimpíadas de inverno e há um acordo entre Fifa e o Comitê Olímpico Internacional para evitar que isso aconteça.

– Com a Copa no inverno, teremos o principal, que são jogadores em boas condições. A temporada terá começado quatro meses antes. Normalmente, eles disputam a Copa do Mundo no fim da temporada – ponderou o presidente da Uefa.

As propostas serão levadas à reunião do Comitê Executivo, dividida em duas partes: uma nesta quinta-feira e outra na sexta, quando a decisão deverá ser anunciada em entrevista coletiva. O que já se sabe é que, pela primeira vez na história, o mais importante torneio de futebol do planeta será disputado no fim do ano, entre novembro e dezembro.

Além disso, é possível que a Copa seja disputada em 28 dias, um pouco menos do que é de praxe, justamente pelo estrangulamento do calendário. O norte-irlandês Jim Boyce, um dos vice-presidentes da Fifa e representante dos países britânicos, afirmou que os clubes estão preparados para disputar o torneio no inverno, mas nunca com a final no dia 23. Até porque isso comprometeria, além das festas, a tradição da rodada do Boxing Day, feriado local no primeiro dia útil após o Natal. O motivo histórico é agradecer à comunidades pelos serviços prestados.

Depois da reunião, tanto Platini quanto Boyce despistaram e disseram que nenhum ponto controverso foi discutido. Um claro despiste. Não querem se antecipar ao anúncio oficial.

Desde que Blatter sugeriu a mudança, em 2013, o Catar bate na tecla de que poderia sediar a Copa do Mundo em qualquer época. O argumento é que as tecnologias de refrigeração seriam capazes de tornar o ambiente do estádio agradável tanto aos jogadores quanto aos torcedores. A réplica da Fifa é que a competição não acontece somente nos estádios. Há “Fan Fests” a céu aberto, trânsito de fãs de um lado para outro e não seria possível refrigerar o país inteiro, ainda que se reconheça o potencial financeiro de desenvolvimento do Catar nos próximos sete anos.