Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
EM+Plus  (06-11-2020)
TV Online  (06-11-2020)
Vídeos  (03-05-2020)
Jogos Históricos  (03-05-2020)
TV Espote Mundial  (03-05-2020)
Contactos  (03-05-2020)
Início  (03-05-2020)
Downloads  (03-05-2020)
Votação
Qual seleção ganhará a Copa do Mundo?
Alemanha
Argetina
Bélgica
Brasil
Espanha
França
Inglaterra
Outra
Ver Resultados

Rating: 3.7/5 (7079 votos)

ONLINE
1





Partilhe esta Página


São Caetano
São Caetano

Associação Desportiva São Caetano é um clube brasileiro de futebol da cidade de São Caetano do Sul, estado de São Paulo, fundado em 4 de dezembro de 1989.

Em poucos anos de história, o clube do ABC Paulista conseguiu se sagrar campeão paulista em 2004, vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol (2000 e 2001) e da Copa Libertadores da América de 2002. Atualmente, a equipe disputa a primeira divisão do futebol paulista e a Série B do Campeonato Brasileiro.

História

Um grupo de pessoas ligadas há São Caetano do Sul, liderados pela família Tortorello, resolve reerguer o futebol na cidade, que já havia passado por boas fases com o São Caetano Esporte Clube (anos 30), a Associação Atlética São Bento (anos 50) e o Saad Esporte Clube (anos 70), todos ex-integrantes da elite do futebol paulista. Primeiro, o grupo utilizou o nome da Sociedade Esportiva Recreativa União Jabaquara, clube de São Caetano que atendia à principal exigência da FPF (Federação Paulista de Futebol): ter disputado campeonatos nos últimos três anos. Uma vez filiado, o nome mudou para Associação Desportiva São Caetano.

As cores azul e branco neve foram adotadas devido à bandeira da cidade. O escudo do São Caetano foi desenhado por Waldemar Zambrana . O time entrou em campo pela primeira vez em jogos oficiais no dia 18 de março de 1990, pela Terceira Divisão do Campeonato Paulista, empatando com o Comercial de Registro em 1 a 1. O atacante Taloni foi o autor do primeiro gol oficial da história do São Caetano.[2]

O São Caetano era apenas mais uma equipe pequena no Brasil até participar da Copa João Havelange em 2000. Entrou no torneio no Módulo Amarelo, equivalente à segunda divisão nacional. Um ano antes, em 1999, disputou a Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B, liderou com folga a primeira fase do campeonato mas caiu diante do Santa Cruz.

Na Copa João Havelange, o time conseguiu o Vice-Campeonato do Módulo Amarelo, perdendo para o Paraná. A conquista deu ao clube acesso ao mata-mata decisivo da competição, e a chance de encarar os "grandes" do futebol brasileiro. O primeiro adversário foi o Fluminense. Após empatar por 3 a 3 o jogo de ida, no Parque Antártica, o clube foi ao Rio de Janeiro e eliminou o tricolor carioca, com uma vitória por 1 a 0, gol do atacante Adhemar, em pleno Maracanã lotado, com mais de 70.000 torcedores. Posteriormente, o clube perderia o título brasileiro para o Vasco, em jogo confuso, no Estádio de São Januário depois de eliminar grandes equipes, como Palmeiras e Grêmio.

Nascia ali a carreira do São Caetano como um clube "de chegada", referendada com o 2º lugar no Campeonato Brasileiro de 2001. Em 2002 foi vice-campeão da Libertadores, perdendo para o Olímpia, do Paraguai.

Em 2004, o clube conquistou seu primeiro título de primeira divisão, o Campeonato Paulista, sob o comando de Muricy Ramalho. Outro destaque em 2004 foi a participação do São Caetano na Copa Libertadores. O time foi segundo colocado em seu grupo, passou pela repescagem e pelas oitavas-de-final até ser eliminado nas quartas-de-final pelo Boca Juniors na Argentina, após uma emocionante disputa de pênaltis.

Ainda em 2004, o São Caetano sofreu o maior golpe de sua história. Em um jogo contra o São Paulo, em 26 de outubro, o zagueiro Serginho faleceu em campo, em decorrência de uma parada cardíaca. O clube foi punido com a perda de 24 pontos na classificação terminando assim na 18º colocação.

Em 2005, o time não repetiu as campanhas brilhantes do passado, ficando em 5º lugar no Paulistão, sendo eliminado pelo Treze na Copa do Brasil e ficando no 18º lugar no Brasileirão, escapando do rebaixamento na última rodada, fato que ocorreria em 2006 com a queda do clube para a Série B 2007.

Em 2007, com o comando de Dorival Junior, o São Caetano estava dando a volta por cima, pois chegou a final do Campeonato Paulista, depois de eliminar nas semifinais o São Paulo, então o campeão brasileiro, em uma partida impecável em pleno Morumbi. Na final, no primeiro jogo, contra o Santos, no dia 29 de abril, o São Caetano ganhou por 2 a 0, podendo perder o segundo jogo por 1 gol de diferença ou empatar para ganhar o título.

Mas jogo de volta, o Santos conseguiu igualar o placar, fazendo um resultado de 2 a 0, o que fez o time do litoral conquistar o Campeonato Paulista em função do regulamento. Após as constantes trocas de técnicos sendo o último Amauri Knevitz na Série B, o São Caetano não conseguiu repetir o mesmo desempenho e ficou em 10º lugar.

Em 2008, com o comando do técnico Pintado, o São Caetano faz a sua melhor campanha na Copa do Brasil, passando pela primeira vez da 2ª fase, chegando às quartas de final até ser eliminado pelo Corinthians, que seria vice-campeão do torneio.

Em 2010, com o comando de Roberto Fonseca, após uma campanha mediana no Paulistão 2010, ficando na 8º colocação, o São Caetano consegue a classificação para o Campeonato Paulista do Interior, aonde derrotou o Oeste na semifinal por 3 a 1 em casa. Na final, derrotou o Botafogo-SP por 1 a 0 em casa, podendo empatar o 2º jogo para levar o título inédito, mas o Botafogo-SP acabou igualando o placar do primeiro jogo, e por causa de sua melhor colocação no campeonato, o São Caetano acabou sendo vice-campeão do interior.

No dia 2 de Abril de 2011, o atacante Eduardo entra para a história do clube, marcando 5 gols em um só jogo, na goleada de 6 a 1 sobre o São Bernardo, no primeiro clássico regional entre os dois clubes.

Estádio

Estádio Anacleto Campanella

Antigamente chamado de Estádio Municipal Lauro Gomes de Almeida, o Estádio Municipal Anacleto Campanella é um estádio de futebol da cidade de São Caetano do Sul, e é utilizado pela Associação Desportiva São Caetano. O nome é uma homenagem ao senhor Anacleto Campanella que foi prefeito da cidade durante as décadas de 50 e 60.

Em 1989 houve uma grande reforma no estádio, para poder ser usado pelo São Caetano, que estava começando a disputar campeonatos.

De novembro de 2007 a maio de 2008, passou por reformas estruturais, com isso ficou 6 meses sem jogo. Na reinauguração no dia 30 de maio de 2008 o São Caetano venceu o Vila Nova por 1 a 0 jogo válido pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Em 2012 passará por novas reformas devido a Copa do Mundo FIFA de 2014. O estádio será uma das sub-sedes.

Títulos e Destaques

Continentais
 CompetiçãoTítulosTemporadas
CONMEBOL liberators cup trophy.svgCopa Libertadores da AméricaVice-campeão 2002
Nacionais
 CompetiçãoTítulosTemporadas
Cbf brazilian championship trophy 02.svgCampeonato Brasileiro Série A2 Vice-campeonatos 2000, 2001
CBF - Brazilian Championship.svgCampeonato Brasileiro Série BVice-campeão 2000 (Copa João Havelange: Módulo Amarelo)
CBF - Brazilian Championship.svgCampeonato Brasileiro Série CVice-campeão 1998
Estaduais
 CompetiçãoTítulosTemporadas
Paulista Championship Trophy.pngCampeonato Paulista1 2004
Paulista Championship Trophy.pngCampeonato PaulistaVice-campeão 2007
São PauloCampeonato Paulista Série A21 2000
São PauloCampeonato Paulista Série A32 1991, 1998
São PauloCampeonato Paulista do InteriorVice-campeão 2010