Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
EM+Plus  (06-11-2020)
TV Online  (06-11-2020)
Vídeos  (03-05-2020)
Jogos Históricos  (03-05-2020)
TV Espote Mundial  (03-05-2020)
Contactos  (03-05-2020)
Início  (03-05-2020)
Downloads  (03-05-2020)
Votação
Qual seleção ganhará a Copa do Mundo?
Alemanha
Argetina
Bélgica
Brasil
Espanha
França
Inglaterra
Outra
Ver Resultados

Rating: 3.7/5 (7075 votos)

ONLINE
1





Partilhe esta Página


PSG
PSG

O Paris Saint-Germain Football Club, também conhecido como PSG ou simplemente Paris Saint-Germain, é um clube de futebol francês, da cidade de Paris. Suas cores são formados com as cores de Paris, azul e vermelho, e de Saint-Germain, distrito nos arredores de Paris, branco. Originou-se no ano de 1970, a partir da fusão entre o Stade Saint-Germain, fundado em 1904, e o Paris FC.

História:

Primeiras décadas

O Paris Saint-Germain foi fundado a 12 de Agosto de 1970 na sequência de uma iniciativa de vinte mil adeptos de futebol que queriam que Paris tivesse uma grande equipe. Para começar este projeto foi feita uma parceria com o Saint-Germain-en-Laye, que em 1970 subiu à II Liga Francesa.

Na temporada de estreia, a nova equipe, o PSG ganhou o campeonato da II Liga, assim subindo a I Liga francesa. Nessa equipe jogava o português Fernando Cruz.

Na sua primeira temporada na I Liga (1971-1972), o clube ficou na 16º posição, numa temporada marcada pelas disputas internas entre jogadores amadores e profissionais. Estes conflitos levaram a uma separação no clube em Maio de 1972, entre os parisienses e o Saint-Germain. Estes últimos juntaram-se ao CA Montreuil e permaneceram na I Liga com o nome Paris FC. Os parisienses mantiveram o nome PSG mas sendo relegados, para a III Liga. Em 1973 o clube tornou-se profissional e na temporada 1973/1974 subiu a I Liga, na temporada em que Paris FC desceu para II Liga.

Ao longo dos anos começou a chegar regularmente aos lugares da frente do campeonato e surgiu o primeiro trofeu em Maio de 1982 com a conquista da Taça de França. O PSG ganhou ao AS Saint-Etienne nessa final repetindo o feito na temporada seguinte, desta vez contra o Nantes. O primeiro campeonato foi ganho na temporada 1985/1986, graças a uma equipe(a) com muitas estrelas como o guarda-redes Joel Bats, Susic, Luís Fernandez e Rocheteau.

O ano de 1991 foi marcante para o clube, que passou a ser patrocinado pelo canal privado de televisão Canal+, além da administração de Michel Denisot. Foram feitos grandes investimentos na equipe(a) que passou a ser treinada pelo português Artur Jorge cujo objectivo era a reconquista do campeonato em três anos e que foi atingido na época 1993/1994 com jogadores como os Brasileiros Raí, Valdo e Ricardo, o Liberiano George Weah e o Francês Ginola. Em 1996 o PSG passou a ser treinado pelo antigo jogador da equipe(a) Luís Fernandez, onde conquistou a Taça das Taças ganhando ao Rapid Viena.

A partir daí o clube passou por uma fase menos positiva apesar dos grandes investimentos na contratação de jogadores como Daniel Kennedy, Marco Pantelić, Laurent Robert, Ronaldinho, Mauricio Pochettino, Hugo Leal, etc.

2006–2011

Parc des Princes Boulogne

O Paris Saint-Germain começou mal na temporada 2006-07. Após a sua segunda Taça UEFA contra o Hapoel Tel Aviv, em Paris, em 24 de Novembro, que perdeu 4-2, irritado ventiladores (em especial os membros das organizações não-reconhecidos grupos independentes em Boulogne, associada à extrema-direita ideais políticos, que incluem o racismo e anti-semitismo) usada a violência como um meio de mostrar o seu descontentamento com o seu fraco desempenho da equipe. Incensed pelo choque derrota, em conjugação com o clube da liga nacional pobres formulário, bem como o facto de Paris-Saint Germain foram agredidos por uma equipe(a) israelita, um grupo de apoiantes perseguido e ameaçado um fã do Hapoel francês. Em resposta, um solitário preto polícia chegou à emergência, com a multidão a gritar declaradamente muitas frases depreciativas para tanto a polícia e os adeptos. Após disparar gás lacrimogéneo advertência reservatórios, a polícia disparou a arma duas vezes, matando e ferindo um outro autor. Na sequência deste incidente, o menor carrinho de Boulogne a área do Parc des Princes foi fechado por dois meses.

Após uma derrota em casa Valenciennes FC em 15 de Janeiro de 2007, Lacombe foi despedido e substituído por Le Guen, ele próprio um ex-Paris Saint-Germain jogador cujo sucesso como Lyon gerente tinha sido seguido por uma má temporada com Rangers, na Escócia. Le Guen guiada Paris Saint-Germain aos quartos-de-final da Taça UEFA, onde foram derrotados pelos Português lado SL Benfica, e um 15o lugar na liga. Português atacante Pauleta novamente terminou a temporada como a equipe(a) da liga topo marcador de rede 15 vezes.

Paris Saint-Germain abriu a temporada 2007-08 em casa a Taça titulares FC Sochaux-Montbéliard, em 4 de Agosto com um unimpressive 0-0 empate. PSG não admitiria uma meta para os primeiros 249 minutos da estação, um traço quebrado quando Marama Vahirua igualadas para FC Lorient na terceira jornada, a caminho de uma surpresa ganhar 3-1 em Paris.

No entanto, depois de pegar sete pontos em três jogos, incluindo vitórias fora de Le Mans e AS Monaco, Paris Saint-Germain deslocado até 11º lugar. Após uma perda para a casa Girondins de Bordeaux, Le Guen mudou a partida XI, elevando em caseiros talento, como Mamadou Sakho, Loris Arnaud, Younousse Sankharé e David N'Gog. Este último marcou por duas vezes em uma vitória na Taça da Liga Lorient. No entanto, continuou a luta PSG na Liga.

A equipe recuperou com outro sucesso impressionante Taça da Liga, desta vez contra o Montpellier HSC, com Pauleta marcar ambas as metas, incluindo a sua 100. Objectivo para que a capital francesa poupa-se.

Após a pausa internacional, Paris Saint-Germain ficou em 14º lugar na tabela. Quando a equipe retornou, eles sofreram uma derrota 2-1 no Stade du Ray e mergulha na zona despromoção. Pela 1. De dezembro de 2007 jogo em casa contra SM Caen, ambos grandes adeptos parisienses grupos correu "em greve" para os primeiros 15 minutos, fazendo uma entrada atrasada antes incentivar sua equipe. Paris Saint-Germain, em última instância, perdeu 1-0, efetivamente colocar o clube no "modo de crise".

Mesmo que o clube continua a perder força na Liga (com seis derrotas, dois empates e uma vitória em nove liga através de passeios mar-abr, acabou terminando dia 16, apenas três pontos acima despromoção zona), fez ainda assim vencer a Taça da Liga 2008, e chegou a Copa final. A pontuação foi de 1-0 para Ligue 1 Lyon campeões. Paris Saint-Germain Lyon rasgou a defesa áspero para a maioria do jogo e tinha um objectivo incorretamente deliberou off-side. Foi pontuada por Sylvain Armand. Realizada em Lyon para 0-0 após 90 minutos e venceu o jogo em tempo extra.

Nas últimas temporadas, Paris Saint-Germain tem a forma de uma escorregou posição 9o lugar em 2004-05 e em 2005-06. Em 2006-07, Paris Saint-Germain não impressionar depois que eles nem sequer chegar à final em ambos os copos e veio 15. Na liga, apenas três lugares de despromoção.

Em 2007-08, PSG acabado um lugar atrás de onde terminou a última temporada (2006-07). PSG sábado na zona de despromoção da maior parte da temporada, mas esquivou fora da zona despromoção, quando ganhou dois dos seus últimos dois jogos. Em 2010-11 perdeu contra o Benfica a 10 de março de 2011 por 2-1 no Estadio da Luz a contar para a 1º mão dos Oitavos-de-final da UEFA Europa League e no dia 17 de Março na 2º mão no Parcs des Princes empatou 1-1 com o Benfica, acabando aí a sua aventura europeia. O PSG continua assim a lutar pelo 1º lugar da Ligue 1.

A compra do clube

Em junho de 2011, o clube foi comprado por um grupo dos Emirados Árabes, a Autoridade de Investimento do Qatar Investment Authority ("QIA"), tendo o qatariano Nasser Al-Khelaifi como presidente do clube. Desde então, a equipe passou a fazer grandes contratações, principalmente na janela de verão da temporada 2011-12. Nomes como o argentino Javier Pastore, ex-Palermo e muitos outros destaques do campeonato francês. Em janeiro chegaram ao clube os brasileiros Alex, ex-do Chelsea, Maxwell, ex-Barcelona e Thiago Motta, ex-Internazionale, tornando-se o maior investidor dentre todos os clubes do continente europeu, prejudicados pela grave crise econômica vivida no continente.

Para a temporada 2012-13, o clube se reforçou ainda mais, trazendo astros como Ezequiel Lavezzi do ex-Napoli, Thiago Silva e Zlatan Ibrahimović, os dois últimos vindos do Milan. Próximo ao fechamento da janela, trouxe ainda o jovem meia brasileiro Lucas, do São Paulo, nesta que foi a mais cara transação na história do futebol brasileiro, cerca de 110 milhões de reais.

Atualidade

Temporada 2011–12

O clube chegou para a temporada 2011-12 com muitos reforços e rodeado de expectativas, jogadores que haviam brilhado na temporada anterior no campeonato francês, porém a temporada foi muito abaixo do esperado. Os parisienses acabaram ficando em segundo lugar na liga francesa, que teve como campeão o modesto Montpellier, recém-promovido à primeira divisão francesa. O PSG também não conquistou nenhuma das copas nacionais e acabou sendo precocemente eliminado na UEFA Europa League.

Temporada atual

Para a temporada 2012-13 a equipe reforçou-se ainda melhor e, com vaga garantida na Liga dos Campeões, a expectativa é que o clube chegue longe também nesta competição, além de conquistar o Campeonato Francês e as Copas Nacionais. Na janela de transferências imediatamente anterior ao início da temporada, o PSG foi isoladamente o clube que mais investiu em toda a Europa, recrutando um total de seis novos jogadores, entre eles a estrela Zlatan Ibrahimović e o bom zagueiro brasileiro Thiago Silva. Também vieram o argentino Ezequiel Lavezzi e o promissor italiano Marco Verratti, designado como o "novo Pirlo". Ibrahimović chega para ser um dos jogadores mais bem pagos do futebol europeu, e naturalmente é o que carrega as maiores expectativas dos torcedores parisienses. Thiago Silva, que por sua vez custou aos cofres do clube cerca de 49 milhões de euros, tornou-se o jogador mais caro da história do PSG e também da Ligue 1, o Campeonato Francês. No último dia da janela de transferências, chegou ao clube também o holandês Gregory van der Wiel, vindo do Ajax.

Rivalidades:

Tradicionalmente, o rival do Paris Saint-Germain seria o Racing Club de Paris. O dérbi da capital francesa era o único que reunia clubes de uma mesma cidade na França, e opunha a tradição maior do Racing (de melhor momento na primeira metade do século XX e quase cem anos mais velho) com a crescente ascensão do PSG. O clássico, porém, acabou por ocorrer poucas vezes: as constantes crises do Racing, somadas a uma falência, o fizeram sair de cena, deixando os tricolores sozinhos na elite a partir do início da década de 1990.[1] Em menos tempo de existência, o Paris Saint-Germain já conseguiu mais títulos que este rival na Ligue 1 (dois contra um) e na Copa da França (oito contra cinco), além de um título internacional (a Recopa Europeia de 1996).

Com a falta de um grande clássico regional, uma rivalidade maior, com o Olympique Marseille, acabou se estabelecendo na década de 1990, após a saída do Racing das divisões superiores. Trata-se de um duelo entre a capital, ao norte, e a principal cidade do sul da França, ficando conhecido como Le Classique ou Derby de France. O OM vinha sendo a força dominante no país a partir do final da década anterior, conseguindo um pentacampeonato, trajetória interrompida por decisões extracampo: envolvido em manipulações de resultados, foi colocado na segunda divisão na temporada 1993/94, cujo título na Ligue 1 ficou com o PSG. A rixa cresceu a seguir, com a injeção financeira que os parisienses tiveram do Canal+, para o ressentimento dos torcedores marselheses, os mais numerosos do país.[2]

Esta rivalidade remanesceu apesar de certa decadência do Paris Saint-Germain desde o final dos mesmos anos 90, sendo considerada uma das maiores do mundo.[3] O Olympique ainda tem supremacia nos títulos mais importantes (possui dez na Ligue 1 e na Copa da França, além de ser o único francês campeão da Liga dos Campeões da UEFA) e em número de vitórias nos duelos diretos (30 a 26). Curiosamente, ambos os rivais do PSG usam como cores o branco e o azul-celeste.

Torcida

Torcida em 2006.

PSG é conhecido pela sua torcida tanto da extrema-direita branca nacionalista de uma seção transversal da França. Os Boulogne Boys agora na Boulogne final do Parc des Princes. Alguns nacionalistas na arquibancada na extremidade direita. Os Boulogne Boys foram a luta contra outros fãs do PSG durante anos. No entanto, a noção simplista de que os Boulogne Boys são todos apoiantes da extrema-direita foi dissolvida, pois estes adeptos tem rejeitado as tentativas dos partidos de direita de se infiltrar em suas fileiras.

Tem havido um grande aumento no futebol e muita violência tem sido atribuída à apoiantes doPSG . Em 2006, uma estrada perto de estação de serviço Nantes foi destruído como dois grupos PSG colidiu com beisebol morcegos. Na temporada 2005, a polícia havia Auxerre bizarro de vista PSG fãs lutam entre si dentro do seu próprio recinto. Similar confrontos, desde então, têm ocorrido em Toulouse, Lens e Paris. Um fã disse à BBC "A maioria das pessoas estão aqui apenas para apoiar a equipe(a) - Eu não acho que a violência vem de adeptos, apenas estúpido caras a partir de ambos os lados, aqui a lutar, eles devem apenas ir e lutar em um campo , não no Parc des Princes ". PSG presidente Pierre Blayau disse à BBC que "quando o clube está a fazer todo o possível, ele está chegando ao limite das suas competências, poderíamos fazer ainda mais no caminho da educação, o que poderia lançar ainda mais antidiscriminação campanhas, para explicar por isso deve permanecer futebol entretenimento, impulsionado pelos valores do respeito mútuo. Mas aí vem um ponto em que os indivíduos que comportar mal e cruzar a linha - e eu digo indivíduos, eles não apoiantes - se tornarem delinquentes, tanto em nossos olhos e os dos as autoridades. Nesse caso, o clube não tem os poderes da polícia e as autoridades judiciárias ". Após inflamatória banners que disse que o RC Lens fãs eram "pedófilos e puras" foram exibidos em um jogo no Stade de France, a Boulogne Boys foram informados pelo ministro francês Interior deste ano, que a eles devem desmantelar ou que irão enfrentar prisão tempo.

Principais Títulos

Intercontinentais
 CompetiçãoTítulosTemporadas
RFEF - Copa del Rey.svgTorneio Internacional de Paris7 1980, 1981, 1984, 1986, 1989, 1992 e 1993
Continentais
 CompetiçãoTítulosTemporadas
Coppacoppe.pngTaça dos Clubes Vencedores de Taças1 1995-96
Coppa Intertoto.svgCopa Intertoto da UEFA1 2001-02
Nacionais
 CompetiçãoTítulosTemporadas
FrançaCampeonato Francês - Ligue 12 1985-86 e 1993-94
FrançaCopa da França - FFF8 1981-82, 1982-83, 1992-93, 1994-95, 1997-98, 2003-04, 2005-06 e 2009-10
FrançaCopa da Liga Francesa3 1994-95, 1997-98, 2007-08
FrançaSupercopa da França2 1995 e 1998
FrançaCampeonato Francês - Ligue 21 1970-71

Cscr-featured.svg Campeão Invicto