Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
EM+Plus  (06-11-2020)
TV Online  (06-11-2020)
Vídeos  (03-05-2020)
Jogos Históricos  (03-05-2020)
TV Espote Mundial  (03-05-2020)
Contactos  (03-05-2020)
Início  (03-05-2020)
Downloads  (03-05-2020)
Votação
Qual seleção ganhará a Copa do Mundo?
Alemanha
Argetina
Bélgica
Brasil
Espanha
França
Inglaterra
Outra
Ver Resultados

Rating: 3.7/5 (7078 votos)

ONLINE
2





Partilhe esta Página


Explicações para os "voos" de Centurión
Explicações para os "voos" de Centurión

FONTE: GloboEsporte.com - 08/05/2015

Impulsão, posicionamento e tempo de bola explicam os "voos" de Centurión

Técnico e preparador físico do São Paulo falam sobre habilidade do argentino de 1,75m para fazer gols de cabeça. Os três que marcou pelo Tricolor foram pelo alto

Como um jogador de estatura apenas mediana, 1,75m, consegue ter bom desempenho em jogadas pelo alto? 

A pergunta sobre a habilidade de Centurión, do São Paulo, tem respostas diversas. O próprio argentino diz não treinar exaustivamente os cabeceios e credita as três bolas na rede pelo Tricolor, todas em jogadas pelo alto, ao acaso.

Os "voos" do gringo deram ao time vitórias fundamentais: contra Cruzeiro (1 a 0, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores) e Danubio, (por 2 a 1, de virada, no Uruguai, pela fase de grupos). Ele ainda marcou na goleada por 5 a 0 sobre o Bragantino, no dia 14 de fevereiro, pelo Paulistão, quando estreou pelo São Paulo.

Centurión São Paulo x Cruzeiro (Foto: Marcos Ribolli)

Contra Cruzeiro e Danubio, as partidas caminhavam para resultados ruins, mas a cabeça de Centurión salvou o São Paulo. Nas palavras do jogador, "é algo que flui, na intuição das jogadas". Mas o técnico Milton Cruz e o preparador físico José Mário Campeiz têm explicações mais técnicas para o sucesso.

O Centurión é velocista e tem muita força nos membros inferiores. Todo jogador com essa força nas pernas tem muita impulsão
José Mário Campeiz, preparador físico

Pouco depois de se transferir ao São Paulo, em fevereiro, Centurión fez os tradicionais testes da pré-temporada. Um deles mede a impulsão dos jogadores. O argentino, velocista e driblador, foi um dos destaques do elenco. Não por puro acaso, de acordo com o preparador físico José Mário, auxiliar direto de Milton nos treinos desde a saída de Muricy, no dia 6 de abril.

– O Centurión é velocista e tem muita força nos membros inferiores. Todo jogador com essa força nas pernas tem muita impulsão. Quando ele chegou, teve ótimos números nos testes, mas o que mais ajuda mesmo é o posicionamento. Ele antevê as jogadas. Nos treinos, costuma fazer muito esse tipo de jogada – disse o preparador.

A explicação de José Mário sobre o posicionamento tem a ver com o pensamento de Milton Cruz. O atual comandante ainda faz um complemento: o argentino é orientado a sempre ficar próximo da "segunda trave" nas jogadas do São Paulo.

Centurión comemoração Danubio x São Paulo (Foto: AP)– O Centurión tem um tempo de bola muito bom, o que nos ajuda. Como ele não é muito alto, não adianta querer disputar na primeira trave. Sempre peço a ele para ficar do lado oposto de onde vem o cruzamento. Assim, ele está sempre na segunda trave e fica mais fácil de pegar uma sobra. Outra vantagem é que ele golpeia muito bem de cabeça – afirmou Milton.

O atacante Alan Kardec, que está em recuperação de lesão num dos ligamentos do joelho, também elogia Centurión:

– O posicionamento ajuda muito. Assim como a técnica de cabeceio. Romário fazia muitos gols de cabeça porque sempre estava bem posicionado, além da técnica indiscutível. O Centurión esteve bem posicionado nas bolas que cabeceou e foi feliz na que nos deu a vitória.

Antes mesmo de chegar ao Tricolor, o gringo mostrou a mesma habilidade. De cabeça, ele fez ogol do título do Racing, seu ex-clube, no ano passado. Seja por obra do acaso ou por habilidade, os gols de Centurión o fazem cada vez mais cair nas graças da torcida do São Paulo.