Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
EM+Plus  (06-11-2020)
TV Online  (06-11-2020)
Vídeos  (03-05-2020)
Jogos Históricos  (03-05-2020)
TV Espote Mundial  (03-05-2020)
Contactos  (03-05-2020)
Início  (03-05-2020)
Downloads  (03-05-2020)
Votação
Qual seleção ganhará a Copa do Mundo?
Alemanha
Argetina
Bélgica
Brasil
Espanha
França
Inglaterra
Outra
Ver Resultados

Rating: 3.7/5 (7076 votos)

ONLINE
2





Partilhe esta Página


CBF vai pedir para o uso de vídeos na arbitragem
CBF vai pedir para o uso de vídeos na arbitragem

FONTE: GloboEsporte.com - 11/09/2015

CBF vai pedir à Fifa permissão para o uso de vídeos na arbitragem em 2016

Entidade divulgou comunicado nesta sexta-feira, afirmando que pretende adotar a ajuda da tecnologia no Brasileirão. Medida criaria novo cargo: o árbitro de vídeo

Depois de um pedido dos clubes em reunião na quinta-feira, a CBF afirmou que estuda o uso das câmeras de vídeo para auxiliar as arbitragens no Brasileirão de 2016. A entidade depende somente de uma autorização da Fifa para adotar de vez a ajuda eletrônica. De acordo com o comunicado, o ex-juiz Manoel Serapião Filho, hoje diretor da Escola Nacional de Arbitragem, viajará para Londres em outubro, para tentar a liberação do uso de imagens.

Com a medida, seria criado um novo cargo, o árbitro de vídeo. Ele seria responsável por analisar seis tipos de jogadas: dúvida se a bola entrou no gol ou não, se a bola saiu pela linha de fundo ou não, se uma falta aconteceu dentro ou fora da área, anulação de gols e de pênaltis por faltas claras e indiscutíveis, impedimentos por interferência e ainda jogo brusco ou agressão física.

- Sabemos que é impossível a seres humanos atingir o índice de erro zero na arbitragem. Por isso, considerando a solicitação dos clubes, a CBF pleiteará junto à Fifa a aprovação do uso de imagens da TV para auxiliar os árbitros. Queremos que o Brasil tome a liderança no processo de introdução da tecnologia no futebol e que sirva de referência para outros campeonatos no mundo - afirmou o presidente da CBF, Marco Polo del Nero, no comunicado.

Atlético-PR x Atlético-MG - arbitragem (Foto: Reprodução/PFC)

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sergio Corrêa, afirma que o uso da tecnologia não irá acabar com todas as dúvidas durante uma partida. No entanto, espera evitar que erros de avaliação prejudiquem diretamente o resultado em campo.

- É importante dizer que a tecnologia não evitará todos os equívocos de arbitragem, pois a atuação do árbitro de vídeo somente se dará para evitar erros claros, indiscutíveis e que tenham influência no resultado da partida. A comissão está muito satisfeita em participar deste processo de evolução da arbitragem - afirmou Sergio Corrêa.

O comentarista Wagner Vilaron lembrou que a Fifa já autorizou outros testes no Brasil, como o uso do spray, para marcar a posição da barreira nas cobranças de falta, e a presença de auxiliares extras, na linha de fundo. O apresentador Marcelo Barreto crê que o uso do vídeo no futebol pode ser parecido como acontece no vôlei.

- O árbitro de vídeo não pode ter mais autoridade que o árbitro de campo. Isso já acontece no vôlei. Existem momentos em que o vídeo não consegue tirar a dúvida. Aí o árbitro arbitra. Faz o que o nome dele diz. Isso vai dar mais um elemento para o árbitro avaliar.

A CBF informou ainda que os clubes terão cinco representantes (um de cada região do Brasil) para acompanhar as escalas, notas e sorteios de árbitros nas quatro séries do Brasileirão. Além disso, os nomeados também poderão seguir a reciclagem dos juízes na Escola Nacional de Arbitragem.